TCDF - Tribunal de Contas do Distrito Federal - 2014

Fórum de discussão sobre concursos públicos em Biblioteconomia

Re: TCDF - Tribunal de Contas do Distrito Federal - 2014

Mensagempor diegobilbarros » 07 Mai 2014, 14:32

Umahoravai escreveu:A questão 120, sobre propriedade intelectual, é exatamente o artigo 18º, da lei 9.610/98. Essa lei alterou, atualizou e consolidou a legislação sobre direitos autorais e em nenhum momento apareceu nos conhecimentos específicos, no edital. Além disso, ela não tem qualquer relação com o assunto ética que eles alegaram no item. Entendo que pode ser rebatida através de recurso por envolver assunto que não estava previsto no edital.

exatamente!

Já entrei com recurso nessa :D

diegobilbarros

Mensagempor concurseiranabatalha » 07 Mai 2014, 14:39

diegobilbarros escreveu:
Umahoravai escreveu:A questão 120, sobre propriedade intelectual, é exatamente o artigo 18º, da lei 9.610/98. Essa lei alterou, atualizou e consolidou a legislação sobre direitos autorais e em nenhum momento apareceu nos conhecimentos específicos, no edital. Além disso, ela não tem qualquer relação com o assunto ética que eles alegaram no item. Entendo que pode ser rebatida através de recurso por envolver assunto que não estava previsto no edital.

exatamente!

Já entrei com recurso nessa :D

Boa!!! Realmente não há motivos para essa questão estar ali.

concurseiranabatalha

Mensagempor kmlr » 07 Mai 2014, 19:29

Gente, a prova valeu 150 pontos...Nas provas que valem 120 pontos o pessoal tem feito de 70 a 80 pontos nos concursos de Biblio da Cespe... Portanto, 90 pontos em uma prova de 150 questões não é difícil não... Nos demais cargos o pessoal está fazendo de 90 a 110 pontos, porque não no cargo de Biblio?? Acho que temos que deixar de menosprezar a classe e parar de nivelar sempre os profissionais da área por baixo.. Tem muita gente boa na área de Biblio sim... O negócio é estudar para nivelar por cima...

kmlr

Mensagempor kmlr » 07 Mai 2014, 19:35

...sobre a questão de direito autoral, realmente este tema não foi cobrado no edital...porém, acho que foi colocado na parte de ética profissional pq a banca entende como falta de ética o profissional se apoderar de um trabalho intelectual, sem citar a fonte, só pq o autor não o registrou... eu fui por esta interpretação, entendendo que não cabia ao profissional copiar um trabalho, ou fingir que o trabalho é seu, se aproveitando do fato de não ser um trabalho registrado oficialmente.... acho que é aí que a banca vai se respaldar.... mas não custa tentar o recurso....

kmlr

Mensagempor diegobilbarros » 07 Mai 2014, 20:05

kmlr escreveu:Gente, a prova valeu 150 pontos...Nas provas que valem 120 pontos o pessoal tem feito de 70 a 80 pontos nos concursos de Biblio da Cespe... Portanto, 90 pontos em uma prova de 150 questões não é difícil não... Nos demais cargos o pessoal está fazendo de 90 a 110 pontos, porque não no cargo de Biblio?? Acho que temos que deixar de menosprezar a classe e parar de nivelar sempre os profissionais da área por baixo.. Tem muita gente boa na área de Biblio sim... O negócio é estudar para nivelar por cima...

Respeito sua opinião. Porém, em nenhum momento eu desprezei nossa classe. Isso foi você quem enxergou.

Em relação à pontuação, só teremos certeza dia 9 de junho. Porém, eu fiz apenas uma média contribuição do que estou sabendo no geral.

Se teve alguém que fez 90, parabéns. Certamente são os melhores atualmente. Vale lembrar que quanto maior o número de questões, maior o número de erros.

Então, seguindo essa nivelação por alto, estou apostando em 45 na redação pra poder ficar no páreo. Você acha alta essa média?

Pois então pode ter certeza que alguém vai conseguir essa média e muitas coisas podem mudar no resultado final

Att. :D

diegobilbarros

Mensagempor danizinha » 07 Mai 2014, 20:24

Gente, as notas de biblio são muito baixas. Quando se compara essas notas com notas de outros cargos, tipo de técnico administrativo, dá pra perceber que as notas dos primeiros colocados nem classificariam nos concursos de técnico. Vide as notas de concursos de grau de dificuldade e salário muito maiores, como o Senado, em que quem tirou o mínimo, passou.
Essa prova tinha muitas questões difíceis, tanto é que muita gente que sabia Direito, se enrolou bastante. Pra mim, as notas serão baixas.
Posso estar errada, mas é minha opinião.
:oops:

danizinha

Mensagempor kmlr » 07 Mai 2014, 20:26

Sim, a média é alta, mas é a média esperada para um concurso com salário inicial alto que nem é o do TCDF.... A prova estava no nível esperado para o salário... Eu sinceramente achei que as redações foram relativamente fáceis se considerado o nível do concurso, pois já vi temas bem mais cabulosos em concursos muito mais básicos e para cargos bem menos concorridos....

Foi uma prova extremamente cansativa, mas isto valeu para todos...

kmlr

Mensagempor kmlr » 07 Mai 2014, 20:29

Hoje em dia não tem concurso fácil mais... Está todo mundo estudando muito, em todas as áreas... O que acontece é que geralmente os cargos de ampla concorrência (que valem para qq curso de nível superior), as pessoas já vão sabendo que precisam fechar a prova e se dedicam para isto.. Nos concursos específicos, as pessoas vão para as provas achando que sabendo apenas a parte específica, vão se dar bem (antigamente isto dava certo, mas hj em dia nem tanto)....

kmlr

Mensagempor tobthedog » 08 Mai 2014, 04:39

Sim, você está certo(a) em alguns pontos, os estudantes de Biblioteconomia não focam em conhecimento básico, o mais normal é encontrar colega dizendo que não sabe quase nada de direito e de raciocínio lógico, e que as questões de gramática tenta responder recordando as aulas do segundo grau (ou nível médio, dependendo da época de sua nascença)
A questões da discursiva estavam em um nível médio, quando o normal para gente, quando cai direito, é ser nível fácil, do tipo "quais funções são necessárias para um administrador público" (questões que dá para responder sem estudar nada). Esta tinha que ter um conhecimento básico, quem não o tinha, embromar foi difícil.
O parecer, fora a estrutura dele (que creio no final vai valer quase nada), o tema acho que foi médio para quem já fez estágio/trabalhou em órgão público. Patrimônio de livros não é algo que tem escrito em livros de Biblioteconomia, e aquelas leis específicas ninguém lê, porque é algo específico do direito administrativo. Quem nunca trabalhou com patrimônio foi sodomizado.
Agora a questão das notas de Biblioteconomia concordo com o colega que não se pode fazer regra de três: quanto maior número de questões, mais erros.
O fato de tirarmos nota baixa não é culpa principal nossa. Já mostrei prova de Biblioteconomia para pessoas de outras áreas e elas acharam bizarros certos tipos de questão (como decorar classificação específica de CDU)
Já fiz prova de Administração sem estudar e tirei 60. Estudando um pouquinho, fiz 74 (nota que eu NUNCA tirei em Biblioteconomia em 5 anos).
As provas específicas das outras Organizadoras não é algo que se possa falar, pois são raras. IADES fez uma prova fácil para Secretaria da Cultura, mas um pouco difícil para o Metrô.
Citaram Senado, FGV, que eu prefiro nem comentar cofcofvdesorganização+vendidoscofcof
CESPE o problema é que eles esqueçam que temos milhões de regras pra decorar (classificação, catalogação, normalização, marc) e também áreas correlatas para estudar (administração e informática).
Apesar de todas as áreas terem em média o mesmo quantitativo de tópicos para estudar (uns 17), 5 tópicos nossos gastam o mesmo tempo de estudo do conhecimento específico total de muitos. E este é o motivo principal de nós focarmos no conhecimento específico, tem mais questões e tem mais coisa para estudar.
Um exemplo são os arquivistas, que (alguns) fazem piada das nossas notas. Possuem apenas 6 livros pra estudar, toda prova cai tabela de temporalidade cujas regras podem ser contadas nos dedos. Então pra eles é normal tirar 70 pontos (em 120), sendo 90 nota pra ficar entre os primeiros.
Quem diz que passar em Biblioteconomia é fácil ou passou por sorte ou nunca fez uma prova. Quem tirar 90 na objetiva deve ficar entre os 5, e agora é pedir pro papai do céu que o CESPE não f* mais do que já f* os nossos ***** quando foram corrigir as discursivas.
Isso aí só vai mudar no dia que nos unirmos e realizarmos um cagaço em frente ao CESPE, deixando um bilhete de "Os bibliotecários mandaram devolver"

tobthedog

Mensagempor tobthedog » 08 Mai 2014, 04:57

Fora o problema de "proporcionalidade" que o CESPE tem dificuldade em realizar (raciocínio lógico também não é o forte deles)
Tivemos 60 questões específicas, 24 tópicos no edital, média (deveria ser) de 2,5 questões por tópico, daí o CESPE vai e coloca 9 questões de editoração, se não é pra sacanear nem sei o que seria.
E sempre inventando coisa, editoração sempre cobraram o conhecimento básico. Ética a gente tinha que ler aquele código de ética do bibliotecário, agora tem que saber lei de propriedade intelectual, daqui a pouco teremos que decorar a lei de patentes. vai kgá, CESPE.

tobthedog

AnteriorPróximo

Voltar para Concursos