TCDF - Tribunal de Contas do Distrito Federal - 2014

Fórum de discussão sobre concursos públicos em Biblioteconomia

Re: TCDF - Tribunal de Contas do Distrito Federal - 2014

Mensagempor kmlr » 07 Mai 2014, 10:22

ih, então eu que lerdei mesmo.. era muito detalhe e muita portaria pra um concurso só...rsrsrs

kmlr

Mensagempor cecilimorena » 07 Mai 2014, 10:27

Larissabiblio escreveu:
kmlr escreveu:...eu tb não acredito em nota de corte tão baixa (70 pontos para menos), pois o salário era bem alto e as pessoas tendem a se dedicar mais nestes casos.... A nota das redações será realmente decisiva...

... sobre recursos, eu fiz para as questões 114 e 144 da prova (a minha prova é igual à prova que foi divulgada como modelo pelo Cespe)...

Questionamentos sobre estas duas questões:

114: O SINJ/DF não divulga, de acordo com as leis indicadas no edital do Cespe e nem de acordo com o Portal Público do próprio SINJ/DF, a LEGISLAÇÃO FEDERAL. A banca considerou a questão correta, mas não achei nada que inclua LEGISLAÇÃO FEDERAL entre as coisas que são divulgadas pelo SINJ/DF... Portanto, como eu tinha lido sobre o assunto e não marquei a questão por causa deste detalhe, entrei com recurso...

Questão 144: cobraram conteúdo de uma medida provisória que foi assinada posteriormente à divulgação do edital.. Portanto, não caberia ao Cespe cobrar algo específico da Medida Provisória relativa a norma posterior ao edital... No próprio edital informa que não será objeto de avaliação normas e leis posteriores ao edital... As leis indicadas no edital sobre regime diferenciado de contratação não incluem os presídios como opção para adotar regime diferenciado de contratação... Eu havia estudado sobre a lei indicada no edital e tinha certeza de que não tinha presídios dentre as opções...Em pesquisa após a divulgação do gabarito, descobri de onde tiraram a resposta e vi que é matéria que extrapola o edita.. Portanto, entrei com recurso...

Porém, quando se trata de Cespe, quase nunca alteram gabarito, o que desanima bastante, pois é muita sacanagem extrapolar edital e criar as próprias leis e nunca aceitar os recursos....

Essa do SINJ-DF tinha em uma das portarias:

Segundo o DECRETO N° 32.704, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2010:

Art. 1° Fica implantado o Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal-SINJ-DF, com o objetivo de permitir consulta, em meio informatizado, aos principais atos referentes à legislação FEDERALl e do Distrito Federal.

Em relação a essa questão do SINJ, está no decreto que o SINJ possui o "objetivo de permitir a consulta" não afirma que permite. E a questão, além de não fazer nenhuma referência ao decreto, afirma que o SINJ permite a consulta aos principais atos referentes à legislação Federal... qualquer um que acessar o portal e fizer uma pesquisa, vai verificar que não há atos referentes à legislação federal, somente legislação distrital.
Também entrarei com recurso nessa questão. Até porque utilizo o SINJ praticamente todos os dias e sei que ainda não há a possibilidade de consulta à legislação federal.

cecilimorena

Mensagempor biblios » 07 Mai 2014, 10:39

Essa sobre o SINJ eu sabia que iria cair. Há uma divergência entre o decreto do Governador que o institui e a portaria conjunta do integrantes do Comitê Gestor. O primeiro diz que tem o objetivo de permitir acesso à legislação federal e distrital; a segunda diz que o objetivo é permitir acesso à legislação distrital. Na hierarquia das normas, o Decreto do governador ganha.

biblios

Mensagempor concurseiranabatalha » 07 Mai 2014, 11:23

biblios escreveu:Foi pesada para muitos, inclusive para mim. Mas acredito que alguém dispare com nota alta.

Tive a falta de sorte de estudar mais o que não caiu nada.
Estudei muito CDU, RDA, Web Semântica, Serviço de Referência Virtual e DSI. Caiu muito pouco sobre esses assuntos.

Alguém vê a possibilidade de recurso em alguma questão?

Dois! Na parte de biblio caiu praticamente só catalogação e recursos digitais e mesmo assim, muitas questões ambíguas... Como o colega falou acima, é acertar na loteria!
Quem tirar acima de 90 realmente está de parabéns!

concurseiranabatalha

Mensagempor concurseiranabatalha » 07 Mai 2014, 11:30

Larissabiblio escreveu:
biblios escreveu:Foi pesada para muitos, inclusive para mim. Mas acredito que alguém dispare com nota alta.

Estudei muito CDU, RDA, Web Semântica, Serviço de Referência Virtual e DSI. Caiu muito pouco sobre esses assuntos.

Esse gabarito realmente me surpreendeu... estudei muuuuitoooo, e, até achei q tinha ido super bemm... mas, encontrei várias questões conflitantes e o resultado não foi mo esperado... aí vai algumas:

-A questão da referência do capítulo de livro: o que antecede o “In” é o autor da parte e TÍTULO DA PARTE, como diz a norma, e não a indicação do nome da obra.
-A que o catálogo pressupõe a navegação entre manifestações, obras etc... por mais que indiretamente se consiga identificar essas entidades... só observamos essa navegação em catálogos baseados no modelo FRBR...
-A que começa assim: Na representação documentária, diversas ações... diz q a representação textual serve de suporte para a elaboração de resumos, indices... mas, não é o contrário...? o resumo é que dá suporte a uma representação textual?
-Uma da parte básica: de ética... que diz q um servidor levando em conta os interesses da administração, omitiu um fato a um usuário. Mas não especificou o fato... não é todo fato que é proibida a omissão... existem os casos sigilosos...que pode haver omissão.

Na minha opinião, um ou outro vai tirar muito acima da média de 70... e, mesmo assim... ainda tem os 50 pontos da redação... q pegou muita gente... o resultado e nota de corte vai ser realmente uma surpresa...

Larissa, também vou entrar com recurso nessa questão do capítulo do livro.

Em relação à questão de ética, acho que ela está realmente errada pq fala que o servidor omitiu o fato levando em conta os interesses da administração e no decreto 1171 fala que: "VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública."

Se tivesse especificado a situação desse outro inciso, conforme vc falou das exceções, aí estaria certa:
"VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso [...]"

concurseiranabatalha

Mensagempor Larissabiblio » 07 Mai 2014, 11:42

concurseiranabatalha escreveu:
Larissabiblio escreveu:

Esse gabarito realmente me surpreendeu... estudei muuuuitoooo, e, até achei q tinha ido super bemm... mas, encontrei várias questões conflitantes e o resultado não foi mo esperado... aí vai algumas:

-A questão da referência do capítulo de livro: o que antecede o “In” é o autor da parte e TÍTULO DA PARTE, como diz a norma, e não a indicação do nome da obra.
-A que o catálogo pressupõe a navegação entre manifestações, obras etc... por mais que indiretamente se consiga identificar essas entidades... só observamos essa navegação em catálogos baseados no modelo FRBR...
-A que começa assim: Na representação documentária, diversas ações... diz q a representação textual serve de suporte para a elaboração de resumos, indices... mas, não é o contrário...? o resumo é que dá suporte a uma representação textual?
-Uma da parte básica: de ética... que diz q um servidor levando em conta os interesses da administração, omitiu um fato a um usuário. Mas não especificou o fato... não é todo fato que é proibida a omissão... existem os casos sigilosos...que pode haver omissão.

Na minha opinião, um ou outro vai tirar muito acima da média de 70... e, mesmo assim... ainda tem os 50 pontos da redação... q pegou muita gente... o resultado e nota de corte vai ser realmente uma surpresa...

Larissa, também vou entrar com recurso nessa questão do capítulo do livro.

Em relação à questão de ética, acho que ela está realmente errada pq fala que o servidor omitiu o fato levando em conta os interesses da administração e no decreto 1171 fala que: "VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública."

Se tivesse especificado a situação desse outro inciso, conforme vc falou das exceções, aí estaria certa:
"VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso [...]"

Pois eh, mas, coloquei no recurso que a questão deveria especificar o fato... Se ele omitiu para obter alguma vantagem, por exemplo, aí sim é contra a ética, mas, se no interesse da ADM, ele omitiu um dos casos citados de sigilo, não agiu contra a ética... mais ou menos assim que pensei...

Larissabiblio

Mensagempor concurseiranabatalha » 07 Mai 2014, 11:59

Outros questionamentos que creio que caibam recurso:

Questão: As ideias originais do texto e a sua correção gramatical seriam preservadas caso o vocábulo “Provavelmente” (R.14), a locução verbal “vai acelerar” (R.14) e a forma verbal “proporcionar” (R.15) fossem substituídos, respectivamente, por É provável que, acelere e proporcione.
Motivo para recurso: Para substituir o "provavelmente" pelo "é provável que", as vírgulas teriam que ser retirados, conforme está pedido na questão haverá sim erro gramatical.

Questão: De acordo com a segunda lei de Ranganathan, o desenvolvimento das bibliotecas não necessita ser planejado sistematicamente para ficar em consonância com as mudanças sociais e tecnológicas.
Motivo para recurso: A questão não está se referindo à quinta lei (a biblioteca é um organismo em crescimento) que trata do planejamento sistemático para lidar com as mudanças sociais e tecnológicas. A segunda lei não fala sobre isso e sim sobre "A cada leitor seu livro".

Questão: Ao se realizar a busca por legis? no portal LEXML, serão apresentados como resultado todas as variações a partir de legis.
Motivo para recurso: Quando se faz uma pesquisa com o ? após a palavra não são apresentadas todas as variações. Todas as variações só serão apresentadas se após a palavra legis estiver o *. Nesse caso, para a questão estar correta, a pesquisa deveria ser feita pela palavra legis*. Acabei de entrar no LEXML e confirmei isso.

Questão: As diretrizes e procedimentos das políticas de indexação do SINJ/DF são elaborados pelo subcomitê de padronização.
Motivo para recurso: A resposta para essa questão está na PORTARIA CONJUNTA Nº 01, CLDF/TCDF/PGDF/SEPLAG DE 29 DE SETEMBRO DE 2010, mas no dia 06/01/2014 teve uma retificação no edital que RETIRA essa portaria dos conhecimentos cobrados, então o edital ficou assim:
"13.1.2.2.2 [...]
[...] BIBLIOTECONOMIA [...] 23 Decreto nº 32.704, de 29 de dezembro de 2010 (http://www.sinj.df.gov.br/SINJ/Arquivo. ... dado=66955); 24. Gestão da
informação; gestão do conhecimento. 25 Ética profissional.

Galera, vamos nos ajudar e entrar com os recursos. Quanto mais gente entrar, melhor! É a única maneira de fazer o Cespe perceber as besteiras que ele faz.
Quem tiver mais sugestões e questionamentos, vai postando tbm.

concurseiranabatalha

Mensagempor Gabilopes » 07 Mai 2014, 12:41

Olá pessoal,
Também achei que muitas questões cabem recurso, muitas estavam confusas. Essa prova não seguiu o padrão Cespe de qualidade que a meu ver são bem escritas.

Não tenho idéia de qual será a nota de corte, sei que quem tirar perto dos 90 deve ficar dentro das vagas, já sei de um colega que tirou 91.
Alguém chuta a nota de corta? Vamos compartilhar as notas. Eu tirei 64 (Tristeza!)

Gabilopes

Mensagempor Umahoravai » 07 Mai 2014, 14:30

A questão 120, sobre propriedade intelectual, é exatamente o artigo 18º, da lei 9.610/98. Essa lei alterou, atualizou e consolidou a legislação sobre direitos autorais e em nenhum momento apareceu nos conhecimentos específicos, no edital. Além disso, ela não tem qualquer relação com o assunto ética que eles alegaram no item. Entendo que pode ser rebatida através de recurso por envolver assunto que não estava previsto no edital.

Umahoravai

Mensagempor diegobilbarros » 07 Mai 2014, 14:30

Caraks, 91 pontos? Acho muito difícil. Olha o nível da prova... olha a quantidade de questões.

A banca pecou em alguns itens realmente, porém, acho que no momento é válido manter o pé no chão sobre esse concurso.

Acredito que o pé de igualdade das notas vão girar em torno de 60-70, porém, isso pode não significar nada, pois a redação vale 50 pontos.

Controle externo. Quem imaginava esse tema? Duas questões sobre isso. Pode ter certeza que não é qualquer pessoa que irá corrigir essas questões, ou seja, ou sabe ou não sabe o tema.

Se realmente alguém tirou 91 pontos, eu voto pro cara ser um Conselheiro do TCDF porque ele é o cara. Além do mais, ele deveria conhecer bem o controle externo.

Fica minha crítica.
:) :roll:

diegobilbarros

AnteriorPróximo

Voltar para Concursos