Concurso para bibliotecário do BNDES – 2012/2013

logotipo-bndesUm presente de natal para os bibliotecários: foi publicado o edital para a seleção do BNDES. A remuneração inicial é de R$ 9.182,01, para uma jornada semanal de 35 h.  Como nos anos anteriores, é para cadastro de reservas, mas o BNDES tem tradição em convocar candidatos do seu cadastro.

A Organizadora é novamente a CESGRANRIO.


Conteúdo programático:

PROFISSIONAL BÁSICO – BIBLIOTECONOMIA
I – PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO EM SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO: Características e objetivos de um centro de informação. Relatórios como instrumento de planejamento e avaliação. Gestão do conhecimento e inteligência organizacional: criação, organização e compartilhamento de experiências. Gestão de bibliotecas digitais: criação, captura, armazenamento, preservação de documentos digitais, direitos autorais; marketing em unidades de informação. II – PROCESSAMENTO TÉCNICO DA INFORMAÇÃO: Descrição bibliográfica: Código de catalogação Anglo-americano – AACR2, Formato MARC 21 e Tabela da Cutter. Classificação bibliográfica: Classificação Decimal de Dewey – CDD e Classificação Decimal de Direito. Gerenciamento da Informação em ambiente web: taxonomias. III – FORMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE COLEÇÕES: Políticas de seleção, aquisição e descarte. Comutação bibliográfica. IV -SERVIÇO DE REFERÊNCIA: Serviço de referência: educação e estudo do usuário, assistência direta e disseminação seletiva da informação. V – INDEXAÇÃO E NORMALIZAÇÃO Conceitos e mecanismos de indexação (descritores, cabeçalhos, tesauros Normalização: NBR-6023/ABNT. VI – NOÇÕES DE ECONOMIA: Noções elementares de Economia. Conhecimento dos termos mais usuais em Economia. Conhecimento dos principais organismos nacionais e internacionais de financiamento. Conhecimento das principais fontes de informação setorial da economia nacional e internacional.

Provas anteriores:


Bibliotecário – BNDES - 2009

Bibliotecário – BNDES 2008

Bibliotecário – BNDES 2006

Abraços.

Livro Biblioteconomia para concursos: terceiro volume

Biblioteconomia para concursos - Gustavo HennMais um lançamento importantíssimo para quem está prestando concursos públicos na área de Biblioteconomia: Saiu o Terceiro Volume do Biblioteconomia para Concursos, do grande Gustavo Henn. O livro apresenta 376 questões das principais bancas de concursos, além de comentários sobre as questões. Todo concurseiro deve ter um exemplar deste, pois ajuda, e muito, na preparação para as provas.

Para adquirir o seu exemplar:

Biblioteconomia para concursos, volume 3
De Gustavo Henn e Geysa Flávia
Preço promocional da primeira tiragem:
R$ 50 (com frete incluso).
Contato: mariajneto2@hotmail.com


SUMÁRIO
1 QUESTÕES DE CONCURSOS 17
1.1 FUNDAMENTOS DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO,
DOCUMENTAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA …………………….17
1.2 GESTÃO DE BIBLIOTECAS …………………………………….23
1.3 GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO E
INTELIGÊNCIA COMPETITIVA …………………………………….39
1.4 DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES ………………………..45
1. 5 CATALOGAÇÃO ……………………………………………………..60
1.6 CLASSIFICAÇÃO …………………………………………………….82
1.7 INDEXAÇÃO ………………………………………………………….98
1. 8 NORMALIZAÇÃO …………………………………………………120
1.9 REFERÊNCIA, DSI e ESTUDOS DE USUÁRIO …………..136
1.10 FONTES DE INFORMAÇÃO …………………………………..145
1.11 PRESERVAÇÃO DIGITAL, BIBLIOTECA DIGITAL E
METADADOS. ……………………………………………………………..161
1.12 BIBLIOMETRIA ……………………………………………………176
1.13 DIREITOS AUTORAIS …………………………………………..177
2 GABARITO 179
3 COMENTÁRIOS ÀS QUESTÕES 181
3.1 FUNDAMENTOS DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO,
DOCUMENTAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA. …………………….181
3.2 GESTÃO DE BIBLIOTECAS ………………………………………190
3.3 GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO E
INTELIGÊNCIA COMPETITIVA …………………………………….213
3.4 DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES ………………………..222
3.5 CATALOGAÇÃO ……………………………………………………..236
3.6 CLASSIFICAÇÃO ……………………………………………………256
3.9 REFERÊNCIA, ESTUDOS DE USUÁRIO & DSI ……………308
3.10 FONTES DE INFORMAÇÃO ……………………………………317
3.11 PRESERVAÇÃO DIGITAL, METADADOS,
BIBLIOTECAS DIGITAIS ………………………………………………338
3.12 BIBLIOMETRIA ……………………………………………………354
3.13 DIREITOS AUTORAIS …………………………………………..357
4 BIBLIOGRAFIA UTILIZADA E SUGERIDA 360
4.1 FUNDAMENTOS DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO,
DOCUMENTAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA ………………………360
4.2 GESTÃO DE BIBLIOTECAS ………………………………………362
4.3 GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO E
INTELIGÊNCIA COMPETITIVA ……………………………………364
4.4 DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES ……………………….365
4.5 CATALOGAÇÃO …………………………………………………….366
4.6 CLASSIFICAÇÃO …………………………………………………..368
4.7 INDEXAÇÃO …………………………………………………………369
4.8 NORMALIZAÇÃO ………………………………………………….370
4.9 REFERÊNCIA, DSI E ESTUDOS DE USUÁRIOS …………370
4.11 PRESERVAÇÃO DIGITAL, METADADOS,
BIBLIOTECAS DIGITAIS …………………………………………….372
4.12 BIBLIOMETRIA ……………………………………………………373

 

Abraços.

Diretrizes da IFLA para Bibliotecas Públicas

Livro novo na área, mais um lançamento da Briquet de Lemos:Diretrizes da IFLA para Bibliotecas Públicas

DIRETRIZES DA IFLA PARA BIBLIOTECAS PÚBLICAS
Federação Internacional de Associações de Bibliotecários e Bibliotecas (IFLA)
Tradução: Antonio Agenor Briquet de Lemos
Brasília, DF: Briquet de Lemos / Livros, 2012.
164 p.

ISBN 978-8585637507


A International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA), ou, em português, Federação Internacional de Associações de Bibliotecários e Bibliotecas, vem, desde sua fundação, em 1927, contribuindo para a sistematização das atividades das bibliotecas e demais serviços de informação. A atuação da IFLA tem contribuído para o desenvolvimento de métodos e processos de trabalho nessas instituições, assim colaborando com o melhor intercâmbio global de informações.

É notável seu trabalho no campo das bibliotecas públicas. Há quase 40 anos, em 1973, ela publicou a primeira edição de Standards for public libraries, que teve efeitos altamente positivos, particularmente em alguns países em desenvolvimento, que nelas se basearam para elaborar normas nacionais ou, pelo menos, colocar ao alcance dos bibliotecários locais alguns princípios e critérios que norteassem seu trabalho segundo padrões aceitos internacionalmente. Em 1976, no Brasil, o Instituto Nacional do Livro e a editora Quíron fizeram a edição em português desse texto com o título de Normas para bibliotecas públicas.

Em 1986 a IFLA, deixando de lado a vertente normativa, uma vez que muitas situações, numa grande variedade de países, apresentavam características difíceis de ajustar a um mesmo padrão, optou por uma linha de trabalho em que oferecia aos profissionais  recomendações, orientações, diretrizes, que apontassem caminhos e fossem mais ajustáveis a realidades múltiplas e muito diferentes.  Foi assim que a palavra standards (normas) nos títulos dessas publicações cedeu lugar a guidelines (diretrizes). Nesse ano de 1986 surgiu a publicação IFLA Guidelines for public libraries, no lugar das Standards for public libraries, de 1973.

Nova mudança, mas sem abandonar o foco na decisão de oferecer diretrizes, ocorreu em 2001, com o aparecimento da primeira edição do que passava a ser uma nova publicação: The public library service: the IFLA/UNESCO guidelines for development.

O livro que o leitor tem agora em mãos é a  tradução da segunda edição da obra acima, cujo original foi publicado em 2010. Estas diretrizes destinam-se a fornecer aos profissionais de biblioteconomia orientação para a implantação e desenvolvimento das atividades das bibliotecas públicas. Ajudam na prestação de melhores serviços, na formação de acervos adequados e na oferta de formatos acessíveis no contexto e em face das necessidades das comunidades a serem atendidas. Neste empolgante e complexo mundo da informação é importante que os profissionais que promovem a busca de conhecimentos, informações e as criações da imaginação sejam bem-sucedidos. Este é um dos principais objetivos destas diretrizes da IFLA.

Christie Koontz é professora do College of Communication and Information da Florida State University (EUA) e tem colaborado com a IFLA, da qual recebeu em 2011, o Scroll of Appreciation por serviços prestados a essa instituição.

Barbara Gubbin é diretora da Jacksonville Public Library, de Jacksonville, FLA (EUA). É membro da comissão permanente da seção de bibliotecas públicas da IFLA.

Sumário

Prefácio                    ix
Introdução                xi

1    A missão e a finalidade da biblioteca pública
1.1    Introdução     1
1.2    Definição de biblioteca pública    1
1.3    Finalidade da biblioteca pública    2
1.4    Uma instituição em prol da mudança       12
1.5    Liberdade de informação            12
1.6    Acesso para todos                13
1.7    Necessidades locais                13
1.8    Cultura local                    14
1.9    Raízes culturais da biblioteca pública    16
1.10    Bibliotecas sem paredes            16
1.11    Edifícios de bibliotecas            18
1.12    Recursos                    19
1.13    O valor das bibliotecas públicas        19

2    A estrutura legal e financeira
2.1    Introdução                    24
2.2    A biblioteca pública e o governo        24
2.3    Legislação sobre bibliotecas públicas        27
2.4    Financiamento                31
2.5    A governança da biblioteca pública        35
2.6    A administração da biblioteca pública    36
2.7    Publicidade e promoção            37

3    Atendendo às necessidades dos clientes
3.1    Introdução                    39
3.2    Identificação de clientes potenciais        40
3.3    Análise das necessidades da comunidade        41
3.4    Serviços aos clientes                    41
3.5    Atendimento do cliente                57
3.6    Educação dos clientes                    60
3.7    Cooperação e compartilhamento de recursos    61
3.8    Redes eletrônicas                    63
3.9    Acesso aos serviços                    66
3.10    Edifícios para bibliotecas                67

4    Desenvolvimento de coleções
4.1    Introdução                    77
4.2    Política de administração de coleções    77
4.3    Variedade de recursos                80
4.4    Desenvolvimento de coleções            83
4.5    Princípios de manutenção de coleções    84
4.6    Normas para coleções                86
4.7    Normas para instalações para informação digital    88
4.8    Programa de desenvolvimento de coleções para
bibliotecas novas                88
4.9    Taxas de aquisição  e descarte        90
4.10    Administração de coleções digitais        92

5    Recursos humanos
5.1    Introdução                    95
5.2    As capacidades do pessoal da biblioteca    95
5.3    Categorias de pessoal                97
5.4    Normas éticas                    100
5.5    As atribuições do pessoal da biblioteca    101
5.6    Quantitativos de pessoal            102
5.7    Formação exigida dos bibliotecários        102
5.8    Treinamento                    102
5.9    Desenvolvimento de carreira            104
5.10    Condições de trabalho            104
5.11    Voluntários                    106

6    A administração das bibliotecas públicas
6.1    Introdução            108
6.2    Competências gerenciais    108
6.3    Montagem e manutenção de redes de bibliotecas      114
6.4    Administração financeira            114
6.5    Administração dos recursos da biblioteca    115
6.6    Administração do pessoal    115
6.7    Planejamento e desenvolvimento de sistemas
informatizados            116
6.8    Administração das mudanças    116
6.9    Delegação                117
6.10    Ferramentas de administração    118

7    O marketing das bibliotecas públicas
7.1    Introdução                126
7.2    Ferramentas de marketing        126
7.3    Política de marketing e comunicação    131
7.4    Relações públicas            132

Apêndices
1     Manifesto da IFLA/UNESCO sobre a
biblioteca pública        137
2    Lei de bibliotecas da Finlândia (904/1998)    141
3    Carta de compromisso com os clientes –
Buckinghamshire County Library        146
4    Normas para edifícios de bibliotecas –
Ontário (Canadá) e Barcelona (Espanha)    148
5    Atualização do manifesto da IFLA        150
6    Normas e diretrizes para bibliotecas
públicas de Queensland            153

Lista geral de recursos da IFLA        156

Índice                        161

Concurso para bibliotecário na UNIRIO

logotipo da unirio

Saiu o edital para concurso na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO de 2012. Para bibliotecário são 12 vagas para  (ampla concorrência) e 02 vagas reservadas para portadores de necessidades especiais, com remuneração de R$ 2.989,33, podendo ser acrescida de adicional de qualificação se o candidato possuir Especialização (superior ou igual a 360h) de até 27% ;  Mestrado até  52%  e  Doutorado até  75% sobre vencimento básico.

A prova contará com 40 questões de conhecimentos específicos, 20 de língua portuguesa, 05 de informática básica e 05 a respeito da Lei 8.112/1990.

O programa ainda não foi divulgado, mas assim que for publicado poderá ser acessado no site do concurso (http://www.unirio.br/concursos/).



CALENDÁRIO

Inscrição para Isenção de Taxa :13 a 14 de setembro de 2012
Resultado da Isenção: 21 de setembro de 2012
Inscrição: 24 de setembro 05 de outubro de 2012
Consulta da Inscrição: 15 a 19 de outubro de 2012
Retirada do Cartão de Local de Prova: 14 a 17 de novembro de 2012
Prova: 18 de novembro de 2012
Divulgação do Gabarito: 21 de novembro de 2012
Recurso: 22 a 23 de novembro de 2012
Resultado da prova: 13 de dezembro de 2012
Homologação: 13 de dezembro de 2012

Provas anteriores:

UNIRIO -2009| Organizadora: UNIRIO

UNIRIO – 2008| Organizadora: UNIRIO

Abraços.

Curso preparatório para concursos em Biblioteconomia EXPRESS

Divulgando o curso para concursos dos colegas Camilla Duarte da Silva, Chico de Paula, Kelly Pereira de Lima, e Emilia Sandrinelli:



 

Curso preparatório para concursos em Biblioteconomia EXPRESS

                       

Foco nos Institutos Federais de Educação e Prefeituras de São Paulo

 

Chega a São Paulo o curso preparatório para concurso na área de Biblioteconomia realizado pela equipe da Contempory Informática. Com resultados bastante satisfatórios no Rio, tendo inclusive conseguido duas aprovações para o Tribunal de Justiça do Estado, incluindo o primeiro lugar, o curso será direcionado àqueles que se preparam para os concursos dos Institutos Federais de Educação e Prefeituras, muita embora possa ser aproveitado por todos aqueles que desejam ingressar no serviço público.

Serão três sábados (11, 18 e 25/08), sempre de 9h às 18, na Universidade Estácio de Sá, Avenida Morumbi, 8700, Brooklin (Travessa da avenida Santo Amaro, próximo a estação Morumbi). As aulas serão ministradas pela mesma equipe que vem alcançando bons resultados na capital carioca: Camilla Duarte, Kelly Pereira, Emilia Sandrinelli e Chico de Paula. Os interessados não devem perder tempo, pois as vagas são limitadas a 30 inscritos.

Informações e inscrições: http://marketing.telecharge.com.br/email-mk/2012/13/email-mk.htm

Eu profissional da informação, e agora?

O Biblio Concursos foi a fonte consultada pelos autores Júccia Nathielle do Nascimento Oliveira, Ana Cristina Lucio Pinheiro, Jaiene Gomes Diniz e

Gracy Kelli Martins para elaboração do artigo:

EU PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO, E AGORA?: Um estudo de caso acerca dos concursos na área de biblioteconomia na região Nordeste apresentado no XIV Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da informação (EREBD N-NE)

RESUMO
As tendências informacionais têm alterado o cenário profissional no que diz respeito à atuação do Bibliotecário frente às diversificas formas de acesso e uso da informação. São muitas as transformações que o mercado de trabalho exige e em consequência, o ambiente de atuação deste profissional também origina modificações e cria cada vez mais oportunidades. Com a expansão das Universidades Públicas e a criação de novos espaços informacionais, as demandas do mercado de trabalho são refletidas principalmente no índice de concursos públicos promovidos nos últimos anos. Esta pesquisa analisa o mercado de trabalho do bibliotecário enfocando as oportunidades oferecidas no âmbito público, com um recorte voltado para a promoção de concursos públicos e média salarial ocorrentes no Estado do Ceará. O levantamento compreende os 3 últimos anos e apresenta dados quantitativos através de um levantamento em editais abertos no período referido e destaca atuação do Bibliotecário em instituições públicas e a crescente necessidade desse profissional nessas organizações.

Abraços.

Curso de CDU com Sebastião de Souza

Divulgando curso de Classificação Decimal Universal, com o Professor Sebastião de Souza, no Rio de Janeiro:

Curso de CDU com o professor Sebastião de Souza


Serviço de referência: do presencial ao virtual

Mais um excelente lançamento da Editora Briquet de Lemos, vale a pena conferir:

SERVIÇO DE REFERÊNCIA: DO PRESENCIAL AO VIRTUAL
Jean-Philippe Accart
Tradução: Antonio Agenor Briquet de Lemos
Brasília, DF: Briquet de Lemos / Livros, 2012.
312 p.

ISBN 978-85-85637477


 

[...] Embora o livro e toda a biblioteconomia em seu entorno continuem sendo, inegavelmente, o coração das bibliotecas, seu perímetro tende inexoravelmente a se retrair, cedendo lugar ao digital. Nesse ínterim, o digital desenvolve-se independentemente das bibliotecas, construindo uma engenharia da informação que não fica muito a dever às bibliotecas e que estas têm tido dificuldade de acompanhar. [...]

As bibliotecas, é claro, ainda dispõem de recursos. Contam, por exemplo, com a oportunidade de lidar ao mesmo tempo com todos os tipos de registros, lançando mão de todos os suportes e todas as formas de mediação, atuando tanto com o presencial como com o virtual e se dirigindo a diversos públicos. De uma certa indefinição fazem sua força, um pouco como as grandes lojas de departamentos onde sempre se consegue encontrar algo para satisfazer a curiosidade. Esta dimensão generalista, porém, não é suficiente. É preciso que ela encontre um ponto de apoio específico que a legitime plenamente, caso almeje enfrentar o futuro com confiança. Na verdade, as bibliotecas, pela primeira vez na história, estão em busca de si próprias, de sua identidade.

Talvez seja preciso procurar essa identidade no campo da função de referência, uma atividade que toca no próprio cerne da profissão de bibliotecário, onde se entrelaçam competência intelectual, conhecimento técnico e a relação com o usuário. É claro que os serviços de referência, ícones das bibliotecas-modelo anglo-saxônicas, sofrem diretamente a concorrência da internet, mas, paradoxalmente, essa crise pode levar não ao desaparecimento dessa função, mas à sua transformação. [...]

É por isso que o livro de Jean-Philippe Accart é tão importante. Não se trata simplesmente de uma reflexão teórica sobre o assunto, mas de uma análise muito concreta do aparato da referência [...]. Longe de contrapor a referência clássica, a que se exerce na modalidade presencial, à sua versão virtual, ele mostra muito bem que esta descobre e se aprofunda mais do que a primeira conseguia com seus limitados recursos. Por intermédio da problemática da referência ele mostra que, permanecendo fiéis à sua inspiração primeira e com um pouco de inovação, as bibliotecas podem perfeitamente acompanhar as novas exigências da sociedade do conhecimento. [...]  Patrick Bazin [No prefácio.]

Jean-Philippe Accart é pesquisador da Bibliothèque et Archives de la Ville de Lausanne (Suíça) e diretor de estudos do mestrado de arquivologia, biblioteconomia e ciência da informação das universidades de Berna e Lausanne. Iniciou suas atividades no campo da ciência da informação em 1983, primeiro na França e depois na Suíça. Com vários livros e artigos publicados, mantém o sítio www.jpaccart.ch.

Sumário

Serviços de referência presenciais
Introdução
Origem e situação atual dos serviços de referência
1        O que é um serviço de referência presencial?
2        Qual serviço de referência para qual instituição?
3        A política de referência
4        A abordagem de projeto no serviço de referência presencial
5        O projeto arquitetônico do serviço de referência
6        A coleção de referência
7        A equipe de referência
8        Deontologia e responsabilidade jurídica do profissional de referência
9        Organização e funcionamento do serviço de referência
10      O trabalho de referência
11      A função de referência
12      A entrevista de referência
13      A pesquisa de informação
14      Os produtos de informação no serviço de referência
Conclusão da parte i. O futuro dos serviços de referência presenciais

Serviços de referência virtuais
Introdução
1        O que é um serviço de referência virtual?
2        A referência virtual num ambiente digital
3        Estudo de viabilidade para a criação de um serviço de referência virtual
4        Implantação do serviço de referência virtual: aspectos normativos e legais
5        Implantação do serviço de referência virtual: aspectos técnicos (1)
6        Implantação do serviço de referência virtual: aspectos técnicos (2)
7        Implantação do serviço de referência virtual: aspectos técnicos (3)
8        Implantação do serviço de referência virtual: aspectos organizacionais
9        A rede de referência virtual colaborativa
Conclusão da parte ii. Valor agregado do serviço de referência virtual

Serviços de referência presenciais e virtuais: aspectos comuns

1        A economia dos serviços de referência
2        Quadro de indicadores de desempenho do serviço de referência
3        Serviços de referência — objetivo: qualidade
4        O marketing dos serviços de referência
5        A comunicação no serviço de referência
Conclusão geral: o futuro é virtual

Anexos
1        Revistas especializadas
2        Sítios na internet
3        Aplicativos para mensagens instantâneas
4        Siglas e abreviaturas
5        Glossário

Índice

Concurso para a Petrobras – 2012

Concurso petrobras 2012Boa notícia para os bibliotecários que querem trabalhar na segunda maior empresa petrolífera de capital aberto no mundo: saiu o edital para preenchimento de 02 vagas (além de formação de cadastro de reservas) na Petrobras. Como em concursos anteriores, a organizadora é a Cesgranrio.

Site: http://www.cesgranrio.org.br/
Edital:
http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=22/03/2012&jornal=3&pagina=113&totalArquivos=208
Vagas: 02
Inscrições: no período entre 0 (zero) hora do dia 27/03 e 23h e 59 min do dia 11/04/2012,
observado o horário oficial de Brasília/DF
Taxa: R$ 50,00

REMUNERAÇÃO: Salário Básico de R$ 4.097,43 com garantia de remuneração mínima de R$ 6.388,31.


PROGRAMA:

BIBLIOTECÁRIO(A) JÚNIOR
BLOCO 1: Organização e administração de centros de informação. Recuperação da informação. Pesquisa documental. Tratamento
técnico da informação: representação descritiva, representação temática, indexação. Linguagens documentárias. Taxonomia;
Sistemas de classificação (CDD). Normalização de documentos (ABNT). Processo de referência. Formação e desenvolvimento de
coleções. BLOCO 2: Fontes de informação gerais e especializadas. Princípios de comunicação e marketing de serviços de informação.
Gestão do conhecimento. Preservação de acervos em suas diferentes mídias. BLOCO 3: Tecnologia da informação e comunicação aplicável
à biblioteca: softwares. Marketing aplicado a bibliotecas. Bibliometria. Biblioteca digital. Planejamento e manutenção de bancos
de dados.

CONHECIMENTOS BÁSICOS
CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR
LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Ortografia (nova ortografia, acentuação, emprego do hífen). 3. Morfologia (verbos irregulares, emprego das palavras “porque”, “por que”, “por quê” e “porquê”, “se” e quê”). 4. Sintaxe (regência verbal e nominal, concordância verbal, concordância nominal, emprego de verbos impessoais, indeterminação do sujeito, voz passiva pronominal, emprego de pronomes relativos e uso de “há” e “a”). 6. Estrutura e processo de formação das palavras. 7. Estilística: fenômenos expressivos nos campos fônico, morfológico e semântico.

LÍNGUA INGLESA: 1. Compreensão de texto escrito em língua inglesa. 2. Itens gramaticais
relevantes para a compreensão dos conteúdos semânticos.

 Abraços.

Ranganathan e os concursos públicos

Grande Ranganathan!

Grande Ranganathan!

Ranganathan vai se revirar em seu túmulo, mas a partir de suas famosas leis fiz uma adaptação (bem tosca, é verdade) para criar as cinco leis dos concursos públicos. Claro que é uma brincadeira, já que não tem nenhum conteúdo científico e serve somente para ilustrar alguns pontos/etapas da preparação para os concursos.

Primeira lei : O edital é para ser lido (todo!)

Muita gente tem mania de ler somente as partes dos edital que mais lhe interessam como, por exemplo, salário e período de inscrição. Porém   uma boa preparação passa primeiro pela leitura completa do edital. É fundamental, pois  evita muito mal-entendido e perda de tempo. Um exemplo claro disso foi este último concurso para o Senado, muita gente que não leu o edital achou que a prova iria ter uma parte sobre direito administrativo, o que não aconteceu. Também vale lembrar que vários concursos possuem a bibliografia recomendada, o que ajuda no rumo da preparação.

Segunda lei: Para cada concurseiro, seu concurso.

Muitas vezes divulgamos vagas em concursos de prefeituras distantes e no interior, alguns devem se perguntar se alguém faz prova para esses lugares, a resposta é: sim! E é uma boa maneira de se preparar, além de ser bom para alto estima. Passar em um concurso de prefeitura, com concorrência baixa, te dá fôlego para ir em busca de voos mais altos.

 

Terceira lei: Para cada concurso, seu concurseiro:

Algumas pessoas podem discordar, porém alguns concursos não são para todos. Utilizo o mesmo exemplo do Senado. Não adianta se inscrever em um concurso assim se você está há muito tempo sem ler nada da área e não pretende fazer isso para se preparar para a prova. Vai perder seu dinheiro na inscrição e o seu tempo para ir fazer uma prova que não tem a mínima chance de passar. É claro que a sorte existe, mas o curioso é que a sorte sorri muito mais para quem se prepara do que para os que contam somente com ela, sem fazer por merecer.


Quarta lei: Poupe o tempo do concurseiro (o seu tempo).

Não adianta ficar estudando quinze horas por dia sem fazer um planejamento do que estudar e como estudar, é perda de tempo e pode até causar  danos à sua saúde, além de não produzir resultados práticos. Recomendo o livro do grande bibliotecário Gustavo Henn:  Métodos de preparação para concursos, da Thesaurus Editora.

Quinta lei: O serviço público (ainda) é um organismo em expansão. Os governos Lula foram a época que mais se contratou servidor público no Brasil, coisa que é difícil se repetir. Porém, as vagas no serviço público ainda tendem a crescer, devido a grande quantidade de terceirizados nos órgãos e a necessidade de prestação de um serviço público de qualidade para população, o que passa pela contratação de pessoas qualificadas, via concurso público.

Em tempo, não custa nada lembrar as Leis de Ranganathan, que volta e meia são cobradas em provas:

1ª Os livros são para o uso

2ª Para cada leitor o seu livro

3ª Para cada livro seu leitor

4ª Poupe o tempo do leitor

5ª A biblioteca é um organismo em crescimento.

Vale ainda lembrar que As Cinco Leis da Biblioteconomia foram publicadas no Brasil pela Briquet de Lemos.

Abraços.