Declaração dos Princípios Internacionais de Catalogação

Quem trabalha com catalogação não deve deixar de ler a Declaração dos Princípios Internacionais de Catalogação, publicada em português em 2009 pela IFLA.



 

A Declaração de Princípios – conhecida como Princípios de Paris – foi aprovada pela Conferência Internacional sobre Princípios de Catalogação em 19611. Seu objetivo de servir de base para a padronização internacional em catalogação certamente foi alcançado: a maioria dos códigos de catalogação desenvolvidos em todo o mundo, desde tal data, seguiu os Princípios estritamente ou pelo menos em grande parte.

Quarenta anos mais tarde, tornou-se ainda mais desejável um conjunto comum de princípios internacionais de catalogação devido ao uso dos OPACS (Online Public Access Catalogues) em todo o mundo. Agora, no começo do Século XXI, a IFLA tem feito esforços para produzir nova declaração de princípios aplicáveis a catálogos online e outros. O primeiro desses objetivos é servir à conveniência de usuários do catálogo.

Esta declaração substitue e amplia os Princípios de Paris, incluindo, além dos trabalhos meramente textuais, todos os tipos de materiais e além da escolha e forma de entrada, todos os aspectos de dados bibliográficos e de autoridade usados em catálogos de biblioteca. Inclui não somente princípios e objetivos (i.e., funções do catálogo), mas também regras orientadoras que devem ser incorporadas aos códigos de catalogação em âmbito internacional, assim como orientações que viabilizem a busca e recuperação. 

Mais informações no site da IFLA.

Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>