Fui reprovado, o que fazer?

The Scream - Edvard_Munch

The Scream de Edvard Munch / fonte: wikipedia.org

Um assunto que pouca gente comenta é a reprovação em concursos. Ninguém gosta de gastar dinheiro com inscrição, estudar, acordar cedo para fazer uma prova por horas e no final não atingir a nota mínima de corte. É muito ruim ver aquela desagradável palavra ao lado do seu nome: desclassificado, não-aprovado, nota insuficiente, eliminado, reprovado… o termo varia de acordo com a banca, mas quer dizer a mesma coisa: você não atingiu seu objetivo.

Faz parte da vida de qualquer um ter insucessos e, por incrível que pareça, são saudáveis. Com eles aprendemos mais do que com as vitórias, pois através deles é que refletimos e mudamos. A reprovação é o sinal de que alguma coisa deverá ser corrigida: se você não foi aprovado é sinal de que a carga de estudos deverá ser aumentada ou melhor distribuída, pois não adianta ir bem em conhecimentos específicos e ficar reprovado por uma questão de interpretação de texto na prova de português.


Serve também como amadurecimento, pois os simulados e as provas que fazemos em casa não possuem a mesma atmosfera da sala do concurso, nem o nervosismo do momento. Em função deste nervosismo que recai sobre algumas pessoas durante a prova o desempenho é prejudicado e muitas vezes aparece o famoso “deu branco”. Na medida que fazemos mais provas, a rotina elimina quase que completamente o nervosismo. A reprovação só valoriza ainda mais sua conquista, o importante é não duvidar de si mesmo e nunca desistir devido a uma experiência ruim.

Uma máxima de um concurseiro famoso, William Douglas, resume muito bem isso:

Concurso não se faz para passar, se faz até passar!

Abraços.

2 Comments

  • Paty
    23 de dezembro de 2011 - 0:24 | Permalink

    Gostei muito dessas dicas, parabéns pelo blog!

  • Roberto
    22 de outubro de 2012 - 11:00 | Permalink

    A reprovação é o sinal de que alguma coisa deverá ser corrigida

    palavras fortes

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    * Copy This Password *

    * Type Or Paste Password Here *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>